• KOUPREY
  • maio 12th, 2014

Kouprey--Logo

.

 

Bos sauveli

.

Também conhecido como boi da floresta do Cambodja, o Kouprey (que significa “touro da floresta” em khmer) é talvez o mamífero mais misterioso do mundo. Foi descoberto somente em 1.937 e desde então foi visto somente algumas vezes. É um boi da floresta cinzento com chifres desfiados e uma longa papada dependurada ao redor do pescoço. Os chifres dividem-se quando o animal tem 3 anos de idade, e continua crescendo distintamente após isso. Este desfiamento, acredita-se ser o resultado do fato de serem usados para cavar na terra ou golpear em topos de árvores.

O Kouprey habita colinas baixas e ondulantes em fragmentos de florestas secas, localizadas próximas a florestas de monções densas, vivendo em rebanhos de até 20 indivíduos, pastando em áreas abertas durante o dia e se abrigando na floresta ao anoitecer.

A área geográfica do kouprey está centrada no norte e leste do Cambodja, leste da Tailândia, sul do Laos e oeste do Vietnã. O kouprey tem provado ser surpreendentemente difícil de se avistar. Muito do que se sabe hoje vem dos estudos de campo de Charles Wharton, em 1.950.

O príncipe Sihanouk designou-o como animal nacional do Camboja nos anos 60. Ele também pode provar ser um dos animais geneticamente mais valiosos da Terra, por causa dos indícios de sua resistência à doenças e habilidade de sobreviver em condições extremamente adversas.

Apesar de o animal não ser visto desde 1.988 e de ter seu peso variando entre 700 e 900 quilos, suas pegadas e seus crânios têm sidos avistados,levando a crer que provavelmente somente cerca de 100 a 300 deles sobrevivam ainda hoje.